Campos dos Goytacazes - RJ. A nossa cidade!

Localizado na Região Norte Fluminense, Campos dos Goytacazes é o maior município em extensão territoral do Estado do Rio de Janeiro, e tem uma população de aproximadamente 500 mil habitantes. A cidade está inserida em um ambiente diversificado, tendo apenas uma praia, mas muitas lagoas, serras, rios, áreas de proteção ambiental. O principal rio é o Paraíba do Sul, que desempenhou importante papel na história regional.

A primeira atividade econômica do município, foi a pecuária. Mais tarde, o município se sobressaiu no cenário nacional como um grande produtor de açúcar. A partir da década de 70, virou importante pólo de exploração e produção do petróleo. A indústria cerâmica (de fabricação de tijolos),também contribui para a economia.

Por sua arquitetura eclética, Campos é considerada um museu a céu aberto - ficando atrás apenas da cidade do Rio de Janeiro. O município foi palco de importantes acontecimentos: recebeu quatro vezes o imperador D. Pedro II; foi a primeira cidade da América Latina a ser dotada de luz elétrica; teve um campista na presidência da República e alguns no governo estadual, dentre eles: Togo de Barros, Celso Peçanha, Teônio Ferreira de Araújo Filho e Anthony Garotinho.

 

2 Columns Portfolio

A cidade sobressai ainda por seus prédios históricos: o patrimônio cultural (as danças típicas, como o Jongo e Mana Chica; as festas tradicionais, as bandas centenárias) e pela fabricação de dois doces tradicionais: o chuvisco e a goiabada.

Em Campos há muitos patrimônios históricos, dentre eles estão: Capela Nossa Senhora do Rosário (Donana), Basílica do Santissímo Salvador (Catedral), Igreja e Asilo da Lapa, Igreja de São Francisco de Assis, Solar do Colégio (Solar dos Jesuítas), Solar do Visconde de Araruama (Museu de Campos), Praça Barão do Rio Branco (Praça do Liceu), Fórum Nilo Pessanha, Monumento a Expedicionário, Poste da luz elétrica e Cavalhada de Santo Amaro.

Há ainda os patrimônios naturais, significando as formações físicas, biológicas e geológicas excepcionais; habitats de espécies animais e vegetais ameaçadas e áreas que tenham valor científico, de conservação ou estético.

O patrimônio natural conta a história do nosso planeta, portanto, torna-se necessário preservar as paisagens e a própria história de existência na Terra, para as gerações futuras.

Campos dos Goytacazes constitui uma região singular pelo patrimônio natural que a cerca, o que vem despertando interesse de pesquisadores em temas como: a geologia, geomorfologia, ecologia, sítios arqueológicos e paleontológicos, para diversas finalidades, inclusive com crescente iniciativa de uso e educação e ecoturismo.

A região possui um amplo território, onde as condições de formação geológicas e da paisagem mostram uma grande diversidade e beleza. Destaca-se desde a beleza da região das serras - como Desengano, Bela Joana, Pedra Lisa, como rochas de mais de 500 milhões de anos, formando chacoeiras em meio à vegetação preservada - até a baixada Campista - com seus aquíferos, jazidas, lagoas e dordões litorâneos, frutos da ação do rio Paraíba do Sul e do oceano Atlântico. Destaque-se também, a importância do petróleo e gás da Bacia de Campos para o desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil.

Os principais Patrimônios Naturais são: Distrito do Imbé com suas cachoeiras, Morro do Itaoca, Pedra Lisa, Lagoa Feia, Lagoa de Cima, Lagoa do Campelo, Praia de São Tomé e Lagamar.

2 Columns Portfolio

    Site by O Turista | ALL RIGHT RESERVED - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Free Html5 Templates designed by O Turista| | Template Rio NF - by O Turista